Perfil dos motociclistas acidentados em Macapá em 2012

Vagnalberto To de Araujo, Tadeu Pereira Rocha

Resumo


Introdução: Nas últimas décadas o número de motocicletas no Brasil cresceu 246% e na mesma proporção os acidentes de trânsito envolvendo este tipo de veículo. Há alta incidência de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Macapá conforme estudos do BPTRAN, 2011, sendo necessário, portanto, analisar estatisticamente os principais fatores que estão relacionados com os acidentes.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil das vítimas de acidente de motocicleta em Macapá, como também descrever os principais fatores relacionados aos acidentes de motocicleta.

Metodologia ou descrição da experiência: O presente estudo foi realizado por meio de um protocolo de pesquisa de boletins de ocorrência de acidentes de trânsito (BOAT) do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN). Este estudo é do tipo observacional e transversal. A amostra tipo aleatória sistemática e foi composta por BOATs de motociclistas vítimas de acidentes em 2012, de ambos os sexos, habilitados ou não. Foram excluídos os BOATs cujos dados se mostraram incompletos. Utilizou-se a revisão de literatura com intuito de nortear o mesmo.

Resultados: Os resultados deste estudo indicaram que o perfil dos motociclistas acidentados é similar ao de outros estudos, sendo na maioria do sexo masculino, entre 18 e 30 anos; a maioria dos acidentes ocorreu em bairros centrais ou com concentração de festas e balneários; os tipos de acidentes mais comuns foram abalroamento ou colisão contra veículos; a maioria nega o consumo de álcool (91,3%); ocorreram óbitos em 2,2% dos acidentes e a maioria tinha menos de 30 anos; houve uma concentração dos acidentes nos horários de pico; os dias sábado e domingo concentraram um número maior de acidentes e a maioria das mortes; porém, diferente de alguns estudos, a maioria estava usando capacete (95,5%).

Conclusões ou hipóteses: O perfil dos motociclistas acidentados em Macapá em 2012 é similar ao de outros estudos, são na maioria do sexo masculino, na faixa etária entre 18 e 30 anos de idade. Além disso, o estudo mostrou claramente a necessidade de ações educativas para esses condutores de motocicletas, aplicação da legislação de trânsito, vigente, com intuito de minimizar a magnitude desses acidentes.




Palavras-chave


Acidente; Trânsito; Motocicleta

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