Leishmaniose tegumentar na Vila do Lourenço em 2012

Vagnalberto To de Araujo, Denizia Vieira Machado, Daiany Vieira Machado

Resumo


Introdução: A Vila do Lourenço no Amapá é uma vila antiga de garimpeiros. Foram analisados os dados referentes aos casos autóctones de leishmaniose na Vila do Lourenço em 2012. A incidência foi maior em garimpeiros do sexo masculino, ou seja, homens adultos jovens. A forma cutânea foi predominante, o tipo de entrada principal foi de casos novos. A droga mais usada foi o antimonial pentavalente.

Objetivos: Analisar o perfil da leishmaniose tegumentar americana na Vila do Lourenço.

Metodologia ou descrição da experiência: O presente trabalho é do tipo retrospectivo e transversal, no qual se efetuou a análise de dados referentes aos casos autóctones de LTA na Vila do Lourenço em 2012. Esses dados foram obtidos através das fichas de notificação da UBS de Lourenço e da Unidade da FUNASA da Vila de Lourenço. O diagnóstico foi feito por exame parasitológico direto. Os dados foram coletados segundo um protocolo de pesquisa e analisados posteriormente com revisão bibliográfica.

Resultados: O diagnóstico foi feito por exame parasitológico direto, único disponível no local. A incidência foi maior no sexo masculino, em adultos jovens, principalmente aqueles que frequentavam os garimpos rotineiramente. Assim, embora muitos casos ocorram na própria Vila do Lourenço, inclusive afetando crianças, a maioria se relacionada com atividades periurbanas, como é o caso do garimpeiro. A maioria dos casos são autóctones, o tipo de atividade principal é o garimpo e muitos têm baixa escolaridade. O tipo de entrada principal foi de caso novo, a forma clínica principal foi a cutânea. O tratamento principal realizado foi feito com antimonial pentavalente.

Conclusões ou hipóteses: A incidência foi maior no sexo masculino, em adultos jovens, principalmente aqueles que frequentavam os garimpos rotineiramente. A maioria dos casos são autóctones, o tipo de atividade principal é o garimpo e muitos têm baixa escolaridade. O tipo de entrada principal foi de caso novo, a forma clínica principal foi a cutânea. O tratamento principal realizado foi feito com antimonial pentavalente.


Palavras-chave


Leishmaniose; Garimpo; Amapá

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: