Desenvolvimento de um modelo de prática clínica na perspectiva interdisciplinar
Resumo
Introdução: Com o intuito de alcançar um novo modelo de formação do profissional de saúde se propôs desenvolver um atendimento ampliado na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), integrando os alunos e docentes do curso de medicina e de farmácia.
Objetivo: Promover uma formação ampliada que fomente o processo de trabalho, o reconhecimento das competências, habilidades, o foco de intervenção e a interface entre os distintos profissionais.
Metodologia: O público alvo são os acadêmicos do internato médico do nono período da disciplina de Medicina Familiar e Comunitária (MFC) e os de Farmácia do oitavo período na disciplina de Estágio Integrado. O desenvolvimento das atividades ocorre em dois encontros semanais. Em um é realizado a apresentação e discussão de uma história clínica a partir de um atendimento realizado no Ambulatório de MFC. O outro acontece durante o atendimento dos pacientes no modelo de “interconsulta” (atendimento clínico com aluno da medicina e farmácia), seguido da discussão clínica com os professores e a construção de um plano terapêutico conjunto.
Resultados: Os profissionais se colocaram em simbiose para a busca de uma abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde através de uma prática clínica integrativa.
Conclusão: Este modelo formativo tem possibilitado vislumbrar-se o desenvolvimento da interdisciplinaridade para a construção de práticas em saúde em que todos os profissionais devem reconhecer o seu papel e o do outro, num processo de comprometimento com a realidade e as demandas da sociedade brasileira.Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: