Cuidados odontologicos e fonoaudiologicos na primeira infância na Atenção Primária
Resumo
Objetivos: Necessidade de conscientizar a população quanto ao prejuízo de hábitos nocivos, um programa visando orientar pais, professores e crianças foi criado no intuito de abranger toda população de zero a seis anos, sendo composto por quatro etapas.
Metodologia ou descrição da experiência: A metodologia consiste em quatro etapas. Na primeira etapa são realizadas palestras para pais e professores nas escolas. A segunda etapa é voltada para conscientização das crianças através de teatro e vídeo educativo. Já a terceira etapa está integrada aos grupos de gestantes e puérperas do PSF/NASF para que a promoção de hábitos saudáveis. E por fim a quarta etapa trata da educação continuada de agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem através de capacitação para promoção aos cuidados fonoaudiológicos e odontológicos na primeira infância.
Resultados: A população recebeu muito bem a abordagem com utilização da cartilha. A leitura simples da mesma facilitou a orientação. A população procurava os grupos realizados para divulgação da cartilha, para serem orientados. A procura pelo ambulatório de fonoaudiologia e odontologia cresceu em quarenta por cento aumentando também os encaminhamentos para o setor secundário de atenção. Tal fato se deve a população ter sido sensibilizada para percepção de possíveis alterações causadas por hábitos nocivos a saúde. Verificou-se que o mesmo se deu para os professores que passaram a observar com mais atenção seus alunos e encaminharem os mesmos a Atenção Primária quando necessário.
Conclusões ou hipóteses: São grandes os desafios para realização do trabalho, tendo em vista vários fatores como a baixa escolaridade da população, condições financeiras e sociais precárias, entre outros. Porém temos consciência da importância dos trabalhos de promoção à saúde na Atenção Primária para mudança de mentalidades e hábitos, rumo a melhoria de condições de saúde e qualidade de vida da população.
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