Saúde bucal e fatores sócio demográficos de pacientes com hipertensão e diabetes
Resumo
Objetivos: O objetivo deste trabalho é descrever características relacionadas à saúde bucal de pessoas cadastradas no Hiperdia.
Metodologia ou Descrição da Experiência: É um estudo descritivo transversal e faz parte de um estudo maior que investigou outros desfechos (protocolo de aprovação no CEP-GHC 10-261). A população alvo foi composta por pessoas acima de 18 anos cadastradas no Hiperdia. A amostragem foi aleatória e a entrevista foi realizada no domicílio, após o consentimento do paciente. Os dados foram digitados e analisados no programa SPSS 16.0. O número total de entrevistados foi de 2482 pessoas usuárias.
Resultados: Dentre esses, 60% consideravam sua saúde bucal como sendo positiva, 64% referiram ter menos de 20 dentes e 77% afirmaram não ter dificuldade de mastigar alimentos. Apenas 11% já foram encaminhados ao dentista por um médico ou enfermeiro. O número de dentes presentes esteve relacionado com escolaridade, renda e idade.
Conclusão ou Hipóteses: Estes resultados denotam a necessidade de ampliação e qualificação do trabalho das ESB em conjunto com os demais responsáveis pelo cuidado destes usuários, para que o acesso a SB realmente favoreça a integralidade do cuidado desta população.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: