Efetividade do calendário vacinal infantil relacionado a campanhas governamentais
Resumo
Objetivos: O objetivo do trabalho é analisar se existe uma maior incidência na vacinação infantil nos períodos do ano( de maio a setembro) em que o governo federal promove as campanhas de vacinação infantil (de 0 a 5 anos). Buscando relacionar se existe ou nao efetividade e porque.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Uma equipe de 3 pessoas efetuou uma análise de dados coletados na UABSF LESTE UNIVERSITÁRIO, dados esses referentes à cobertura vacinal ( 0 a 5 anos) que Unidade disponibiliza, no período de Outubro/2011 à Outubro/2012.
Além disso, a equipe fez visitas semanais à unidade de saúde para realizar entrevistas com os profissionais de saúde ligados à unidade e entrevista às mães quanto ao cartão de vacinação da criança.
Resultados: A equipe baseou-se nos dados coletados, seguidos da observação do funcionamento da sala de vacinação, além disso, baseou-se também na variação com que os números de vacinações ocorrem ao longo do ano ( nos meses com e sem campanhas governamentais de incentivo à vacinação). Dessa forma, encontramos expressivos resultados em varias vacinas, relacionado às campanhas, como é o caso da: BCG, Hepatite B, Febre Amarela, Influenza, Triplice Viral ,VIP e pentavalente ( Hepatite B+Hemofilo B+Triplice Bacteriana).
Conclusão ou Hipóteses: Na coleta dos dados da unidade analisada, UABSF LESTE UNIVERSITÁRIO, constatou-se que no período de Maio a Setembro houve um significativo aumento nas vacinações infantis (faixa etária de 0 a 5 anos) como consequência da efetividade das campanhas de saúde do governo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: