Experiência de liga acadêmica de Medicina de Família e Comunidade
Resumo
Introdução: A Atenção Primaria (AP) configura-se como a porta de entrada do sistema de saúde. Aproximadamente 85% da demanda por serviços médicos pode ser manejada numa Unidade de Saúde por profissionais com formação generalista e, em apenas 25% do casos há necessidade de atendimento hospitalar. No Brasil a Estratégia de Saúde da Família se propõe a consolidar a partir de novos paradigmas a AP. Desta forma em 2011, alguns acadêmicos dos cursos de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo (UP) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se uniram, com o apoio da Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade (APRMFC) para constituir uma Liga Acadêmica que se ocupasse especificamente da Atenção Primária à Saúde. Assim surge a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da APRMFC, a LiAMFa.
Objetivo: A finalidade do estudo é descrever as atividades da liga, suas reuniões científicas e extensão. Esta última no contexto das Unidades de Saúde nas quais atua a Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Cajuru.
Método: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa onde foram avaliadas informações obtidas com os envolvidos na Liga desde os acadêmicos ligantes, residentes, preceptores e outros profissionais das Unidades de Saúde. Resultados: Desta forma foi avaliada a importância das vivências por parte dos estudantes de medicina do contexto de atuação de um Médico de Família e Comunidade. Assim como a presença destes na formação profissional do Médico Residente. Constatando-se as limitações e avanços de uma especialidade que lida com tecnologia de ‘alta complexidade’ – muito conhecimento – e ‘baixa densidade’ – equipamentos reduzidos com máxima resolutividade.
Conclusão: Foi consenso que as atividades desenvolvidas por uma Liga Acadêmica, nos moldes apresentados, se apresentam como uma oportunidade ímpar de aprendizado e vivência. Tanto para aqueles que pretendem seguir carreira na área quanto para os futuros profissionais de outras especialidades focais.Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: