O curso de habilitação do técnico de enfermagem: um estudo avaliativo
Resumo
Introdução: O Técnico de enfermagem integra a equipe de saúde da família e tem papel fundamental no fortalecimento da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde – SUS. Diante dessa importância, a sua qualificação é de responsabilidade da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) ofertou o primeiro Curso de Habilitação.
Objetivos: Este estudo visou analisar o conteúdo programático do curso ofertado pela ESP-MG que tem o objetivo de complementar a formação profissional dos auxiliares de enfermagem para respectiva habilitação técnica na área.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de perspectiva qualitativa que compreendeu os seguintes sujeitos: gestores da ESP-MG, responsáveis técnicos, docentes e discentes, servidores das Unidades de Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Utilizou-se como instrumentos de investigação: questionários, entrevistas, grupos focais, oficinas e análise documental. A análise das informações coletadas nos questionários foram trabalhadas no Software SPSS- versão 19. Enquanto que, as análises das entrevistas, oficinas, grupos focais e dos documentos realizaram-se a partir da Técnica de Análise de Conteúdo.
Resultados: A grade curricular tem três módulos: Módulo I – não desenvolve competência; Módulo II - qualifica o auxiliar de enfermagem e Módulo III - habilita o auxiliar para o exercício de técnico. Esse Módulo busca o desenvolvimento de quatro competências: compreender a contextualização das novas políticas do SUS visando à assistência individual e coletiva; compreender, executar e avaliar o plano de cuidado; prestar cuidado ao indivíduo grave/crítico adulto e infantil, e, por fim, prestar cuidado em situações de urgência e emergência. De acordo com os sujeitos da pesquisa, o conteúdo programático é denso visando o domínio das técnicas para a prestação do cuidado em todos os níveis da atenção à saúde.
Conclusão ou Hipóteses: O Plano Geral do Curso apresenta estrutura curricular flexível, permitindo o aproveitamento de etapas de estudo anteriores, bem como a experiência profissional na área de enfermagem, favorecendo a redução da carga horária do estágio supervisionado, conforme prerrogativas da regulamentação da educação profissional no país. É importante o conhecimento prévio dos alunos sobre informática.
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