Perfil das teleconsultorias dermatológicas realizadas pelo telessaúde Amazonas no âmbito da APS
Resumo
Introdução: A Telemedicina representa uma importante estratégia de suporte à Atenção Primária em Saúde (APS), melhorando a assistência e reduzido custos, além de auxiliar o processo de investigação dos problemas de saúde e gerar diagnósticos e condutas corretas. Neste trabalho buscou-se caracterizar o perfil das teleconsultorias dermatológicas encaminhadas ao Polo de Telemedicina da Amazônia.
Objetivos: Analisar a prevalência e os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos de pacientes diagnosticados com doenças dermatológicas, por meio de teleconsultorias no período de janeiro a dezembro de 2011 no Polo de Telemedicina da Amazônia (PTA-AM).
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo, com a recuperação de dados sobre os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos com informações relativas ao sexo, idade, local de residência, aspectos clínicos das lesões cutâneas e tipo de tratamento inicial dos pacientes inclusos na pesquisa. Os dados foram coletados no Ambulatório Virtual, sistema de registros eletrônicos, encaminhamentos e resposta dos casos clínicos. Foram inclusos na pesquisa, casos teleconsultados no período de janeiro a dezembro de 2011 no PTA-AM, e exclusos os casos teste e com outras doenças não dermatológicas.
Resultados: A prevalência foi (n = 50,14,4%) de doenças dermatológicas, sendo o sexo feminino (n = 26, 51%) mais comum. A média de idade foi de 35,4 anos. O município que mais demandou foi São Gabriel da Cachoeira - Am, (n = 15, 30%). As condutas iniciais dos profissionais solicitantes foram as seguintes: não informado (n = 22, 45%), não realizado (n = 11, 23%), e corticoterapia sistêmica (n = 3, 6%). A manifestação clínica mais destacada foi o prurido (n = 13, 22%), seguida de manchas hipocrômicas (n = 8, 14%). Os dados levantados confirmam a revisão de literatura médica, com prevalência de dermatopatias nos serviços de APS em todo o mundo (em torno de 10 a 36,5% das consultas).
Conclusão ou Hipóteses: A Telemedicina pode oferecer apoio ao diagnóstico e conduta, por meio de segunda opinião em Dermatologia. A pesquisa permitiu traçar um perfil epidemiológico dessa demanda no Polo de Telemedicina da Amazônia, evidenciando a prevalência da dermatologia nos atendimentos médicos da Saúde da Família no Interior do Estado do Amazonas, atendidos pelo Polo de Telemedicina da Amazônia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.