Percepção dos profissionais da saúde sobre a prática de atividade física
Resumo
Introdução: A atividade física vem adquirindo grande importância dentro do contexto da saúde pública, pelos benefícios que pode trazer, como a diminuição da morbidade e mortalidade por doenças respiratórias, cardiovasculares, diabetes, artrites e reumatismos. Incorporar novas práticas saudáveis para a população é um dos desafios da Atenção Básica.
Objetivos: Avaliar a percepção dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família sobre a importância da prática da atividade física.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa ocorreu em 23 Centros de Saúde da Família (CSF) do município de Fortaleza, no período de Dezembro/2011 a Maio/2012 mediante aplicação de um formulário semi-estruturado, auto-preenchido, com profissionais de saúde de diferentes categorias: medicina, farmácia, enfermagem, psicologia, fisioterapia e odontologia. A percepção desses profissionais foi analisada pela técnica de Bardin.
Resultados: Todos os profissionais consideraram como importante a prática de atividade física, até mesmo aqueles que não eram fisicamente ativos. A partir da leitura da resposta constante no formulário, observa-se as diferentes opiniões acerca do assunto, e dentre essas percepções foi possível destacar: a influência da prática de atividade física na qualidade de vida, prevenindo e controlando doenças associadas ao sedentarismo e o emagrecimento, tanto como promotor da autoestima, levando a uma maior socialização, quanto relacionado a uma melhor disposição e humor, evitando doenças e diminuindo o estresse diário, repercutindo assim no bem- estar físico e mental do indivíduo.
Conclusão ou Hipóteses: Os profissionais reconhecem a importância da prática de atividade física e os seus benefícios associados, estando conscientes e capacitados a incentivar essa prática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.