Internet e saúde: desafios para o conhecimento na era da expertise
Resumo
Introdução: A partir do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), o acesso ao conhecimento se expande em todas as classes sócio-econômicas, fenômeno que reconfigura a própria produção do conhecimento. A área saúde desponta como um dos temas mais acessados, tendo como consequência o surgimento do paciente expert, remodelando a relação médico-paciente.
Objetivos: Discutir a partir dos textos analisados como se repactua os saberes na relação médico-paciente frente ao excesso de informações disponíveis, e como se dá a disputa pela produção online de conhecimentos sobre saúde entre governos, empresas, ONGs etc.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Procurar nas bases de dados Scielo e PubMed, a partir dos descritores “internet health information”, artigos de 2008 a 2013.
Selecionar outros artigos e textos seminais para o campo da internet e saúde.
Resultados: No PubMed existem 4718 artigos no período pesquisado. 1458 desses disponibilizaram texto completo gratuito, cujos 115 eram de revisão. No Scielo, 102 artigos no período pesquisado.
Conclusão ou Hipóteses: Médicos se sentem ameaçados em relação ao acúmulo de conhecimento de pacientes, principalmente dos que sofrem de doenças crônicas. Há preocupações sobre a veracidade das informações contidas na internet. Alguns países estimulam e orientam pacientes com doenças crônicas a acessarem informações na internet. Empresas já investem na produção de aplicativos para saúde destinado ao paciente consumidor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.