Avaliação da formação de agentes comunitários de saúde (ACS) na UBS Conceição
Resumo
Introdução: Diante das demandas impostas pelas transformações do trabalho, o ACS tem o desafio de reinventar continuamente seu papel. Estratégias de educação capazes de dialogar com sua realidade são primordiais para a consolidação da Estratégia de Saúde da Família como alternativa para o cuidado da população, tornando-se relevante estudar os impactos da formação deste profissional no contexto do trabalho.
Objetivos: Relatar os processos de avaliação do Curso de Formação de ACS em uma Unidade Básica de Saúde de Diadema, SP, focando na avaliação da metodologia de ensino e do impacto da formação no processo de trabalho deste profissional.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A Etapa I do Curso de Formação do Técnico ACS, de acordo com Portaria Ministerial 2662/2008, tem carga horária de 400 horas, divididas entre teoria e prática. Para organizar seu curso, a UBS Conceição criou um colegiado docente composto por profissionais de nível superior que realizou o planejamento e atuou como facilitador no percurso das aulas. Para avaliação foram realizadas reuniões do colegiado a cada módulo, avaliações pelos ACS nas aulas, grupo de discussão no fim do curso e pesquisa através de questionário com os egressos. O foco da avaliação foi a adequação do conteúdo à realidade, o aproveitamento dos alunos e seu impacto no processo de trabalho.
Resultados: As avaliações demonstram valorização de metodologias que privilegiam a participação ativa, de atividades práticas e de temas que tenham significação na vivência diária. Na maior parte das aulas a metodologia foi avaliada positivamente e o conteúdo do curso foi considerado como tendo relação estreita com o trabalho que devem exercer. As ACS consideraram que o aprendizado melhorou seu relacionamento com usuários e sua confiança para exercer o trabalho, porém ainda se sentem inseguras para realizar orientações e grupos educativos. O conteúdo do curso foi apontado como gerador de novos conhecimentos, porém as ACS afirmam que não deram continuidade a proposta de manter seu estudo além das aulas.
Conclusão ou Hipóteses: Houve aquisição satisfatória de conhecimento e melhoria do trabalho das ACS, mas ainda são necessárias outras ferramentas para que se sintam mais seguras com atividades ligadas diretamente à educação em saúde. Torna-se importante realizar os próximos módulos do curso técnico, dando ênfase a atividades práticas, estimulando a autonomia destes profissionais e a melhoria do trabalho em equipe.
Palavras-chave
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