Aplicações de magnésio em fármacos
Resumo
Introdução: O Magnésio é fundamental para a homeostase do corpo, está presente em mais de trezentas reações metabólicas e além de ter essas atuações, ele ganha destaque como substância presentes em vários medicamentos para diversos fins terapêuticos.
Objetivos: Apresentar as principais informações presentes na literatura científica sobre utilização de Magnésio em fármacos.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Consistiu de pesquisa bibliográfica referente à utilização do Magnésio em fármacos, pesquisa em livros referentes a área (farmacologia, bioquímica...), em publicações de interação fármaco-nutriente (Mg e nutrientes) e sites de pesquisa Pubmed, Scielo, google acadêmico e biblioteca virtual em saúde (BVS) utilizando as palavras-chave: magnésio e fármaco. Os artigos e livros selecionados datam a partir de 2000.
Resultados: De acordo com os achados, o Magnésio atua como analgésico e sedativo; inibindo a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e agindo como relaxante muscular, potencializando a ação dos bloqueadores neuromusculares não despolarizantes; Anticonvulsivante: diminui a resistência vascular, sem alterar o fluxo sanguíneo, tendo utilidade obstétrica; Antiasmático: inibe a liberação de histamina e acetilcolina e potencializa os efeitos dos agentes beta- drenérgicos; Antiácido: possui caráter básico e está presente na fórmula de alguns antiácidos como hidróxido e óxido de magnésio, hidróxido de alumínio, trissilicato de magnésio, hidróxido de alumínio associado ao carbonato de magnésio etc.
Conclusão ou Hipóteses: Percebe-se a utilização terapêutica do Magnésio nos medicamentos disponíveis atualmente, e deduz-se que podem haver outras aplicações ainda não descobertas pela medicina. Mais pesquisas devem ser feitas a fim de se tentar comprovar cientificamente mais potencialidades que esse medicamento ou nutriente podem oferecer.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.