Análise dos índices de violência em três cidades do estado do Pará
Resumo
Introdução: A segurança pública destaca-se como uma das maiores preocupações da sociedade brasileira atualmente. As causas externas de morbidade e mortalidade compreendem as lesões decorrentes de acidentes (relacionados ao trânsito, afogamento, envenenamento, quedas ou queimaduras) e de violências (agressões/homicídios, suicídios, tentativas de suicídio, abusos físicos, sexuais e psicológicos).
Objetivos: Descrever o número de óbitos por ocorrência por causas externas em três cidades (Belém, Ananindeua e Marabá) do estado do Pará, Brasil, segundo a faixa etária e local de ocorrência.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo de séries temporais, com dados referentes aos óbitos por causas externas na população de três cidades paraenses (Belém, Ananindeua e Marabá) obtidos a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) gerenciado pelo Ministério da Saúde, no período de 2000 e 2010.
Resultados: O Pará, de 2000 a 2010, passou de 21º para 3º no contexto nacional de evolução dos homicídios. O maior número de óbitos por causas externas, tanto em 2000 quanto em 2010, abrangeu a faixa etária de 20 a 29 anos, no ambiente hospitalar, do gênero masculino. A capital apresentou um aumento de 32% destes 10 anos, apresentando, em 2010, a via pública como local mais prevalente. Ananindeua apresentou poucos dados no ano de 2000 (total de 8 óbitos por causas externas), em 2010, o total foi de 1.071. Marabá, de 2000 até 2010, apresentou prevalência da via pública como local, apresentando um aumento de aproximadamente 159% dos óbitos totais por causas externas.
Conclusão ou Hipóteses: No país e no Pará, as causas externas se mantêm como importante desafio imposto às autoridades. A análise dos óbitos por causas externas possibilita identificar grupos de risco e tendências temporais para apoiar na definição de ações preventivas. Os polos dinâmicos da violência se deslocam das capitais e/ou regiões metropolitanas rumo ao interior dos estados (processo de interiorização).
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.