Alimentação na gravidez: ações educativas em unidade básica de saúde de Belém-PA
Resumo
Introdução: Uma alimentação adequada é determinante para uma gravidez saudável uma vez que evita más formações fetais, baixa imunidade, anemia e outros males. Durante esse período ocorre aumento das necessidades de nutrientes específicos para o desenvolvimento fetal como ácido fólico e ferro. A falta de conhecimento pode se tornar a principal causa de doenças e outros agravos comuns durante a gestação.
Objetivos: O presente trabalho objetiva discutir práticas e ações em educação em saúde alimentar a gestantes de Unidade básica de saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: As ações se realizaram nos meses de outubro/ 2012 a janeiro/2013, nas salas de espera e no auditório de uma unidade municipal de saúde de Belém-Pa. Utilizou-se de recursos como: palestras (explicativo-interativas com recursos multimídia, álbum seriado impresso, abordando princípios de higienização dos alimentos e demais orientações referente ao tema, após as palestras foi apurado a opinião dos participantes referente a essa, através de questionários com as gestantes. Foram realizadas sete dezenove palestras. A amostra foi composta de 116 usuários.
Resultados: Foram proferidas dezenove palestras, nas salas de espera da UMS e uma no auditório da unidade. As ações referente a esse tema alcançaram um total de 116 usuários. Quanto à opinião dos usuários, as palestras foram classificadas como boa, ótima, proveitosa e importante. Em muitas houve contribuição e participação dos usuários com complementos e questionamentos.
Conclusão ou Hipóteses: A ação se destaca no contexto da Atenção Primária à Saúde voltada à família e a comunidade pelo seu caráter preventivo, uma vez que alcança dezenas de usuários e, que contribuiu para a formação humanística dos acadêmicos, pois torna precoce o contato com o sistema único de saúde e a prática profissional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.