Oficina educativa: estratégia de promoção da saúde auditiva do escolar
Resumo
Introdução: A escola se constitui em um espaço privilegiado para implementação das políticas públicas, possibilitando ações de promoção da saúde auditiva e prevenção da perda auditiva nos adolescentes.
Objetivos: Desenvolver e avaliar oficina educativa sobre saúde auditiva e hábitos dos adolescentes, escolares da rede pública de ensino médio.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada ação educativa usando como base a utilização de oficinas como trabalho de grupo com os pressupostos da pedagogia problematizadora, com o objetivo de refletir sobre a exposição a ruídos nas atividades cultural (lazer), escolar e ambiental. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas como: teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação da oficina foram aplicados dois questionários, um questionário antes e outro após a oficina visando identificar a compreensão e possível mudança de atitudes dos jovens frente ao ruído, e outro sobre o desenvolvimento da oficina.
Resultados: Participaram da oficina 91 adolescentes. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, considerando o ruído como algo ruim e danoso à saúde; no entanto diferenças significantes foram observadas após as oficinas, nos cuidados necessários com a audição relacionados às atividades culturais (p=0,0247). A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações.
Conclusão ou Hipóteses: A saúde auditiva e a qualidade de vida devem estar no foco da promoção da saúde dos adolescentes. Encorajamos os fonoaudiólogos e outros profissionais desenvolver programas com vistas à promoção e proteção da saúde nas escolas e usar como estratégia a pedagogia problematizadora nas oficinas educativas.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.