Leishmaniose tegumentar entre os xakriabás: imagens, ideias, concepções e estratégias de cura
Resumo
Introdução: A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa em expansão na comunidade indígena Xakriabá, localizada no norte de Minas Gerais, devido suas características ambientais e condições precárias de vida. Sua importância como problema de saúde pública, entre esses indígenas, reside não apenas na sua elevada incidência, como também nos transtornos que ocasiona à vida dos indivíduos afetados.
Objetivos: -Identificar as imagens, ideias, concepções, atitudes e condições relacionadas às práticas de prevenção e cuidado da LT na comunidade indígena Xakriabá; -Construir, juntamente com a comunidade, estratégias de controle e prevenção da LT.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma pesquisa ação de abordagem qualitativa. Como técnicas de coleta de informações, foram realizadas entrevistas com: lideranças indígenas, profissionais de saúde, gestores do campo da saúde e educação; grupos focais com: profissionais de saúde e educação, além de usuários do Sistema Único de Saúde. As falas foram gravadas mediante assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As gravações foram transcritas e analisadas segundo a técnica de Análise de Conteúdo. A partir do conteúdo apreendido das falas definiram-se categorias que direcionaram oficinas realizadas com representantes da comunidade para a construção de material educativo.
Resultados: A partir da técnica de Análise de Conteúdo, apreenderam-se as seguintes categorias: imagens, ideias e concepções acerca da doença; compreensão sobre elementos do ciclo da doença; aspectos socioeconômicos e culturais que dificultam a prevenção. Nas oficinas foi construída uma história em conjunto com os indígenas, a qual fez parte de uma cartilha educativa que poderá ser usada tanto nas escolas quanto nas unidades básicas de saúde.
Conclusão ou Hipóteses: A promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família remete a práticas educativas como ferramenta de transformação do modelo assistencial. Há evidências na Aldeia Indígena Xakriabá de que as ações educativas, baseadas na construção conjunta de conhecimento, foi importante para a compreensão da doença e formulação de estratégias de prevenção.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.