Intervenções em equipe da Estratégia Saúde da Família através da conferência familiar
Resumo
Introdução: O Modelo de Atenção Integral à Saúde que norteia as ações da CASSI tem como abordagem central o indivíduo, sua família e suas relações sociais. A Conferência Famíliar é um importante recurso para compreender e identificar os conflitos familiares, o que oportuniza a ação da equipe na dinâmica entre os membros da família e suas condições de saúde.
Objetivos: Apresentar a importância da Conferência Famíliar no alcance das intervenções em saúde ao se aprofundar no universo das relações familiares, através do relato de uma intervenção da equipe da CASSI Unidade Pará com a família de um idoso, que referia abandono e limitação no manejo do autocuidado.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir de demandas freqüentes, sem agendamento prévio do idoso com a equipe multidisciplinar da ESF, identificou-se a necessidade de oportunizar um espaço para que a família (filhos) expressasse suas opiniões e sentimentos. Frente aos relatos do idoso, que referia negligência familiar e dificuldades de administrar suas atividades de vida diárias, expressas pelas condições inadequadas de higiene e apresentação pessoal, programou-se a Conferência Famíliar, com as seguintes etapas: planejamento em equipe com posterior agendamento; apresentação dos participantes; exposição dos problemas e objetivos de mudanças; diálogo sobre os pontos de vista dos familiares; ajustes e tomada de decisões.
Resultados: O uso do recurso permitiu à equipe conhecer a dinâmica familiar, através dos filhos, a identificação dos padrões de comunicação utilizados, as formas de demonstração de afeto. Permitiu ainda, o entendimento sobre o processo de adoecimento do idoso, assim como a visualização dos obstáculos e a reflexão sobre o padrão de relacionamento, até então, experimentado pela família e, dessa forma, o alinhamento de condutas para a adequada coordenação de cuidados e adesão ao plano terapêutico do idoso.
Conclusão ou Hipóteses: A Conferência proporcionou, de forma singular, o diálogo e o vínculo entre a equipe de saúde e a família. Evidentes mudanças de comportamento do idoso em relação ao autocuidado começam a ser observados, bem como, a adesão às orientações de saúde, a melhoria da comunicação e o manejo dos conflitos relacionais e familiares, que permanecerão sendo coordenados longitudinalmente.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.