Febre maculosa brasileira: um desafio da saúde pública do município de Aratuba
Resumo
Introdução: A Febre Maculosa no Brasil é transmistida por carrapatos do gênero Amblyomma. É uma doença febril aguda, infecciosa, de gravidade variável, com cefaléia, mialgia, febre, náuseas, vômitos, entre outros. Seu principal agente etiológico é a bactéria gram-negativa intracelular obrigatória, Rickettsia ricketti.
Objetivos: Descrever a situação epidemiológica da febre maculosa Brasileira no município de Aratuba-Ce, no período de 2010 a 2012, considerando dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e visita in loco nas áreas com registros de casos suspeitos.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram analisadas 11 fichas de notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), presentes no banco de dados do município de Aratuba-Ce e de visitas in loco nas áreas de ocorrência dos casos confirmados e suspeitos, sendo Sítio Jacarandá, Sítio Calembre, Jacaranda, Sítio Jardins das Chunas, Sítio Serragem, Sítio Arabia, Sítio Tope, Sítio São Salvador, Sítio Pindoba, Conjunto Habitacional, Cantinho, Gameleira e Santana. As seguintes variáveis foram analisadas: ocupação, escolaridade, situação geográfica/ambiente, sexo, idade, contato com o carrapato e/ou animais domésticos e silvestres e sintomatologia apresentada.
Resultados: No período de 2010 a 2012 foram notificados 11 casos, com prevalência no sexo masculino, faixa etária de 20 a 30 anos e, principalmente, agricultores residentes em área de mata atlântica que desenvolvem atividades na agricultura familiar voltadas para o cultivo de lavoura e hortaliças. Do total de fichas analisadas, 91% tiveram contato com carrapatos, manifestando principalmente cefaléia, linfadenopatia, mialgia e febre.
Conclusão ou Hipóteses: Constatou-se que a doença predomina em indivíduos que frequentaram ambientes silvestres e tiveram contatos com carrapatos, apresentando sintomas compatíveis com o quadro clínico da doença. Portanto, uma vigilância epidemiológica fortalecida, envolvendo todos os profissionais da saúde, poderá contribuir de forma significativa para a confirmação de um maior número de casos em outras áreas de riscos.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.