Uso de drogas ilícitas entre estudantes em Afuá, Arquipélago do Marajó

Suelane Cristina Tavares da Costa, Gláucia Galúcio Santana, Alexsander da Silva Martins, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: O uso de drogas ilícitas (DI) é um problema mundial de saúde pública. No Brasil, o uso de DI tem se tornado motivo crescente de preocupação. Geralmente, o primeiro contato com as drogas ilícitas ocorre na adolescência. Estudos epidemiológicos sobre o uso de DI são de especial relevância para elaboração de políticas públicas adequadas e efetivas de prevenção ao uso indevido dessas substâncias.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo de DI entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Afuá, Arquipélago do Marajó, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Afuá (agosto a novembro de 2011), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao uso de DI entre estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 873 EEM em Afuá, 808 (92,55%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-37 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (56,46%). A prevalência de experimentação e uso de DI foi de 9,77% e 5,05%, respectivamente. A idade que ocorreu o 1o uso foi de 10-21 anos e 8-20 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. O grupo de EEM consumidores utiliza maconha (14,51%), pasta de cocaína (21,97%), maconha + pasta de cocaína (53,41%) e oxi (10,11%). Os fatores associados ao consumo de DI foram: repetência escolar, consumo frequente de drogas lícitas, pais consomem droga lícita e/ou ilícita e amigos/familiares consomem droga lícita e/ou ilícita.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM consumidores de DI em Afuá é relativamente baixa, porém preocupante devido o uso de DI inicia precocemente com drogas causadoras de rápida dependência.





Palavras-chave


Afuá; Epidemiologia; Drogas Ilícitas

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.