Uso de bebidas alcoólicas entre estudantes em Curralinho, Marajó, Pará
Resumo
Introdução: Historicamente, o uso de bebidas alcoólicas é relatado em eventos culturais e sociais. Entretanto, o álcool é uma substância psicoativa relacionado diretamente a diversos problemas psicossociais e fisiológicos. No Brasil, o uso de bebidas alcoólicas tem ocorrido geralmente na passagem da infância para a adolescência.
Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao uso de bebidas alcoólicas (BA) entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Curralinho, Marajó, Pará.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio do município de Curralinho (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de ingestão alcoólica dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.
Resultados: Dos 2.115 EEM em Afuá, 2.016 (95,32%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (58,18%). A prevalência de experimentação e consumo regular de BA foi de 52,38% e 31,75%, respectivamente. O primeiro gole de BA ocorreu entre 12-19 anos (±2,61) e 6-10 anos (±2,18) em experimentadores e consumidores, respectivamente. A BA mais consumida foi a cerveja (74%). Os fatores associados ao consumo regular de BA foram: estudar no turno da noite; repetência escolar, não pais não conversam sobre consumo de BA; pais consomem BA; amigos consomem BA e a maioria dos amigos bebem
Conclusão ou Hipóteses: Em suma, a prevalência de EEM consumidores de BA no município de Curralinho é moderada, sendo que o consumo inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos afetando a vida escolar
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.