Estudo de caso: abordagem familiar buscando maior adesão ao tratamento

Amanda Vale Catunda, Leilane Soares Marques, Diego Saraiva Felipe, Ana Renata Lima Machado, Laura de Castro Sanches Barioni

Resumo


Introdução: O estudo de caso é um método de investigação apropriado para a análise da dinâmica familiar, pois visa compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, que envolvem vários fatores simultaneamente, tornando possível, assim, um maior entendimento sobre aquela família estabelecendo vínculos entre a população e os profissionais de saúde de compromisso e corresponsabilidade.

Objetivos: Realizar um estudo de caso buscando compreender em seus mais diversos aspectos (social, emocional e físico) do perfil de um morador idoso de uma comunidade na cidade de Fortaleza e como sua realidade pode interferir na sua saúde, adesão ao tratamento e qualidade de vida.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada em outubro de 2012 por alunos do 1º semestre de medicina da Universidade de Fortaleza supervisionados por professores da disciplina Ações Integradas a Saúde 1. Utilizou-se, além do genograma, APGAR, ciclo familiar e Ecomapa na interpretação do material coletado, entrevistas semi-estruturadas, enfatizando a relação familiar e doenças crônicas, com questões em aberto, as quais duraram em média duas horas. Foram respeitados todos os aspectos éticos referentes a uma pesquisa e houve consentimento esclarecido do entrevistado, o qual foi visitado três vezes em sua residência localizada na Comunidade do Dendê, Fortaleza-CE, na qual mora só.

Resultados: Senhor R., 71 anos, mais velho de 8 irmãos, 7 biológicos e 1 adotivo, nascido no interior do Ceará, mudou-se para a capital com os pais e irmãos na busca de oportunidades de trabalho e estudo. Há histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica e diabetes, doenças as quais ele é portador. Teve um inicio de AVC. Realizou, em 2012, duas cirurgias para remover cataratas em ambos os olhos, problema causado, provavelmente, por sua diabetes. Ele é vaidoso, alegre e tem sua aposentadoria administrada por uma de suas irmãs. Nunca teve um relacionamento duradouro, por preferir a sua independência e liberdade.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo de caso é fundamental na indicação de um tratamento mais adequado a realidade do paciente aumentando sua adesão, pois a interação médico-paciente na residência deste facilita a percepção de detalhes dificilmente notáveis em uma consulta convencional.Senhor R., recebe medicações necessárias ao seu tratamento de um posto de saúde próximo à Comunidade na qual mora.




Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.