Sistema de informação na unidade de saúde da família em Rio Branco - AC
Resumo
Introdução: Um dos desafios do SUS na Estratégia Saúde da Família, era criar um sistema de informação de registro em saúde, o qual norteasse o planejamento das ações com base em critérios epidemiológicos e sociais, permitindo a avaliação e monitoramento . Isso justifica o surgimento do Sistema de Informação da Atenção Básica- SIAB em 1998.
Objetivos: Analisar o SIAB na Unidade de Saúde da Família Mocinha Magalhães em Rio Branco- Acre(2011), bem como, descrever o percurso da produção de dados e informações geradas; Identificar os fatores que interferem neste processo, além de descrever a utilização destas informações pela equipe .
Metodologia ou Descrição da Experiência: Optou-se pela abordagem qualitativa, a ser realizada através de entrevistas semi-estruturadas dos profissionais envolvidos e observação participante.
Resultados: Os resultados obtidos foram o desconhecimento da equipe sobre o SIAB, fragilidades na alimentação do sistema da atenção básica, SIAB inoperante, realidade Municipal e Estadual distintas.
Conclusão ou Hipóteses: Portanto, a Unidade de Saúde da Família não utiliza as informações e potencialidades que o Sistema de Informação da Atenção Básica oferece. Sua subutilização está estruturada em mera transcrição de registro, alicerçada pela incompreensão e/ou despreparo dos profissionais envolvidos; em parte pela organização estrutural falha que ocorre a partir de esferas governamentais superiores.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.