Proposta de avaliação de referência e contrarreferência de usuários

Ana Paula Azevedo Hemmi, Gabriela de Cássia Ribeiro, Helisamara Motta Guedes, Patrícia Wichr

Resumo


Introdução: A Atenção Primária tem como um de seus atributos a coordenação do cuidado oferecido aos usuários que se vinculam às equipes de Saúde da Família. Para que esse atributo seja alcançado é necessária uma comunicação entre os diversos níveis de assistência. O sistema de referência e contrarreferência constitui-se, então, na articulação entre as unidades de atendimento primário, secundário e terciário.

Objetivos: Este projeto tem como objetivos compreender e analisar o sistema de referência e contrarreferência oferecido aos usuários da rede de saúde do município de Diamantina-MG, bem como contribuir para sua estruturação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para que os objetivos propostos sejam alcançados, pretende-se realizar pesquisa de campo, utilizando-se das abordagens qualitativa e quantitativa. O cenário deste estudo será o município de Diamantina, Minas Gerais, que possui 12 unidades de Atenção Primária em Saúde, duas unidades de atenção secundária e dois hospitais responsáveis pela atenção terciária. A escolha deste cenário se deu pela importância do sistema de referência e contrarreferência para o mesmo, uma vez que é sede de macro e microrregião de saúde.

Resultados: Assim, serão realizadas entrevistas com enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde sobre o referenciamento de usuários para os demais níveis de atenção. Além disso, serão entrevistados as gestantes e os pais e/ou responsáveis pelas crianças atendidas em um Centro de Referência de nível secundário para gestantes e crianças com risco. Os dados referentes ao nível terciário serão coletados do banco de dados do Protocolo de Manchester e do Spdata nos dois hospitais de Diamantina, para identificar o perfil e o fluxo da população referenciada do nível primário para o nível terciário.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se que este estudo possa contribuir para a estruturação da rede de Atenção à Saúde de maneira a atender integralmente a população referenciada aos seus diferentes níveis. Além disso, espera-se que os atores envolvidos nesse processo se sensibilizem sobre a importância de se organizar a rede de saúde, no que tange ao referenciamento e contrarreferenciamento de usuários.




Palavras-chave


Referência; Contrarreferência; Rede de Atenção à Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.