Programa de computador acolher: assistir a demanda espontânea respeitando as vulnerabilidades
Resumo
Introdução: A população adscrita pelas equipes de saúde da família continua a apresentar uma demanda maior do que a capacidade assistencial das unidades. A política de Humanização em Saúde do sistema público tem como um de seus princípios a garantia do acesso. Entre os instrumentos apresentados para a execução da política está o acolhimento.
Objetivos: Desenvolver o programa de computador “ACOLHER”, que apoiará as equipes de saúde a definir prioridades a partir de aspectos da vulnerabilidade individual, social e programática para o acolhimento.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Existem vários formatos ou protocolos de priorização ou hierarquização dos usuários para o atendimento em demanda espontânea, desenvolvidos nos ambientes de atendimento à emergência e urgência. O desenvolvimento do programa de computador “ACOLHER” considerou aspectos da vulnerabilidade individual, social e programática. A vulnerabilidade individual considera o conhecimento acerca do agravo e a existência de comportamentos que oportunizam a ocorrência do adoecimento; a social avalia a dimensão social do adoecimento utilizando-se indicadores capazes de revelar o perfil sócio-econômico da população; e por fim, a vulnerabilidade programática leva em conta o acesso aos serviços de saúde.
Resultados: O software dá a possibilidade à equipe de produzir um protocolo específico para sua região com suas devidas particularidades. Foge a simplificação do sujeito e dá mais um passo no enfrentamento das desigualdades de forma multifatorial e complexa.
Conclusão ou Hipóteses: O desenvolvimento do programa "ACOLHER" representa um esforço interinstitucional, através do trabalho conjunto entre profissionais das áreas de saúde e tecnologia da informação. As próximas etapas do projeto, incluirão a implementação e avaliação do programa em unidades de saúde.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.