Processo de trabalho do monitor de campo na implantação do programa Telessaúde Redes JP

Danyella da Silva Barreto, Rodrigo Mendes Silva Luna, Sedruoslen Guiler Cavalcanit Costa, Vanessa Carreira Paulino, Heydrich Lopes Virgulino de Medeiros

Resumo


Introdução: A implantação do Telessaúde na Região Metropolitana de João Pessoa (Telessaúde Redes JP) busca melhorar a qualidade da Atenção Básica no Sistema Único da Saúde, integrando ensino/serviço por meio de ferramentas de tecnologia da informação com ênfase na clínica e gestão. O Monitor de Campo realiza o contato com as Equipes de Saúde da Família (ESF), sendo o elo entre ESF e o Núcleo de Telessaúde.

Objetivos: Objetiva-se relatar a experiência das Monitorias de Campo durante a implantação do Telessaúde Redes JP, ao explanar o processo de trabalho do Monitor de Campo tanto no apoio às ESF, como nas ações junto ao Núcleo de Telessaúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de caso, de cunho qualitativo com observação direta de campo e análise de conteúdo de relatórios produzidos pela monitoria de campo sob olhar voltado às principais potencialidades e fragilidades do seu processo de trabalho durante a fase inicial de implantação do projeto – suporte técnico e análise estrutural; incentivo às equipes ao uso do programa; feedback das ESF. O estudo reporta-se ao período de implantação piloto (Julho/2012 a Dezembro/2012), em 05 pontos (18 ESF), sendo subsídio para proposição de novas estratégias para consolidação do projeto nas Unidades de Saúde (USF).

Resultados: Relata-se necessidade de informatização das USF e conectividade inferior ao que é previsto para a realização do projeto, inviabilizando teleconferências. A exclusão digital acontece em todos os níveis socioeconômicos e de escolaridade. A carência de domínio de ferramentas digitais acaba sendo uma barreira para muitos destes profissionais, gerando a necessidade de suporte técnico, tanto das ferramentas básicas de microinformática, quanto àquelas direcionadas a melhor utilização do Telessaúde. O Monitor de Campo vem auxiliando os profissionais na qualificação das suas solicitações e incentiva de forma explícita a solicitação de teleconsultorias referentes a essas demandas.

Conclusão ou Hipóteses: O planejamento das ações e seu acompanhamento para avaliação ficariam prejudicados sem o relato do que acontece “na ponta”. O trabalho do Monitor de Campo tem sido demandado pela inclusão digital dos profissionais. Perguntas são provocadas com o auxílio técnico do Monitor de Campo. As impressões do monitor têm sido relevantes no planejamento de ações futuras e consolidação do projeto na região.


Palavras-chave


Saúde da Família; Telessaúde; Processo de Trabalho

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