O papel do prontuário eletrônico na Atenção Primária à Saúde
Resumo
Introdução: Os Sistemas de Informações e Prontuário Eletrônico do Paciente no contexto da saúde tem se demonstrado ferramentas promissoras no processo de trabalho dentro da Atenção Primária a Saúde. A adoção de tais sistemas ao redor do mundo tem trazido inúmeras vantagens como melhora da eficiência do atendimento, economia de recursos financeiros e aperfeiçoamento do processo de tomada de decisões.
Objetivos: O presente estudo tem por objetivo discutir a importância da adoção desta ferramenta dentro da esfera da APS.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de revisão de literatura realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS no período de 2002 a 2012. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: “Prontuário Eletrônico do Paciente” e “Atenção Primária à Saúde” e em inglês “Eletronic Health Records” e “Primary Health Care”. Foram selecionados para análise todos os artigos que apresentavam em sua temática principal ambos os descritores acima.
Resultados: Redução do número de procedimentos/ano por paciente, redução do custo por procedimento e custo médio por paciente/ano. O PEP permite maior agilidade de acesso as informações dos pacientes. A maioria dos estudos mostram que os profissionais que utilizam os sistemas eletrônicos estão satisfeitos com seu desempenho e acreditam que estes contribuíram para melhora de sua prática diária.Dificuldades técnicas dos profissionais no manuseio dos softwares são as principais barreiras apontadas pelos estudos.
Conclusão ou Hipóteses: Os Sistemas de Informações e Prontuário Eletrônico do Paciente são uma ferramenta custo-efetiva em Atenção Primária a Saúde, melhorando o processo de trabalho das equipes atuantes nesta esfera do cuidado, sendo uma alternativa viável em saúde pública.
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