Gestão da tolerância à espera – um desafio na ESF
Resumo
Introdução: A espera é uma ocasião de estresse nos serviços de saúde, o que requer dos profissionais de saúde compreender e, assim, intervir de forma positiva neste contexto, com iniciativas dialogadas com a comunidade.
Objetivos: Conhecer a percepção dos usuários a respeito do tempo de espera, bem como desenvolver estratégias de tolerância à espera por atendimento nos Centros de Saúde da Família (CSF).
Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho foi realizado no momento de espera por atendimento em unidades de saúde localizadas em Juazeiro do Norte e em Fortaleza, Ceará, como atividade denominada Prática na Comunidade durante o módulo Promoção da Saúde do Mestrado Profissional de Saúde da Família, nucleadora Universidade Federal do Ceará.Foram utilizadas a abordagem problematizadora significativa e a roda de conversa, através de perguntas chaves, em sala de espera. A avaliação dos resultados foi construída através da escala de faces aplicada ao final da atividade,
Resultados: Entre os 26 participantes, 20 do sexo feminino e 6 do sexo masculino. Sobre O que você faz enquanto espera?, informaram ler, conversar, cochilar, ver TV. Sobre Quanto tempo você espera na unidade da chegada e até a saída da consulta, foi relatado um tempo de 2 a 6 horas. Acerca de Qual o tempo tolerável de se esperar, o intervalo foi de 3 a 4 horas. Quanto à Que sugestão você daria para melhorar a tolerância nesse período de espera, as respostas foram: palestras,dinâmica” e som; leitura; televisor, e arte.A maioria(19 usuários) gostou da espera; 5 ficaram indiferentes, e 2 não aprovaram o momento.
Conclusão ou Hipóteses: Percebeu-se, a partir da atividade, grande satisfação- da equipe e dos usuários- ao se oportunizar, em roda de conversa, a discussão da mudança nos processos de trabalho da unidade, de forma dialogada e democrática.
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