Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso na Atenção Primária
Resumo
Introdução: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a metodologia usada para planejar, executar e avaliar o cuidado. A hanseníase possui alta infectividade e baixa patogenicidade, se manifesta por sinais dermatoneurológicos. Ao idoso cabe maior atenção da equipe de saúde. Com ênfase à atividades de busca ativa e educação em saúde à esta população de risco.
Objetivos: descrever a SAE a um idoso acometido por Hanseníase Virchowiana, na Atenção Primária em Saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no período de 04 de Maio a 02 de Junho de 2011, em uma UMS de Belém-PA, com um idoso acometido por Hanseníase Virchowiana (HV). Durante a coleta de dados houve revisão do prontuário, consulta de enfermagem e visita domiciliar. Utilizou-se questionário semi-estruturado que abordou: doenças anteriores, história pessoal pregressa, conjugal e relacionamento, ocupacional, educacional, religião, atividades sociais, condições de moradia, além de sonhos e valores. A SAE foi a ferramenta usada para o cuidado, baseado na NANDA, referência em Diagnósticos de Enfermagem (DE). E as Prescrições de Enfermagem (P.E.) baseada em NIC.
Resultados: P.F.S., 81 anos, sexo masculino, viúvo, aposentado. Realizou tratamento para recidiva de HV. Possui ferimentos e amputação de falanges em MMSS, perda sensorial corpórea exceto face, mãos em garra, amputação de MMII. Sente-se solitário e um peso para família. Os D.E. e suas P.E. incluem: Integridade cutânea prejudicada, relacionada a Eritema Nodoso Hansênico evidenciadas por ferimentos, orientar prosseguir com PQT/MB mais Talidomida e hidratação frequente; Mobilidade física prejudicada relacionada a amputações e ferimentos evidenciado por locomover-se engatinhando, estimular exercícios de punhos e coxas, solicitar encaminhamento para adquirir órtese e instrumentos para atividades cotidianas.
Conclusão ou Hipóteses: realizadas orientações visando à superação das limitações, maior autonomia e qualidade de vida através do autocuidado, incentivo ao empoderamento do cuidar de si e interação familiar e social. Através da SAE é possível obter melhor controle do plano de cuidados e permite integrar profissional de saúde, usuário, família e comunidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.