A implantação da norma regulamentadora (NR) 32 nas UBS: necessidades e possibilidades

Vivian Raymundo da Silva, Luciana Madeira da Costa, Ronaldo da Silva Moreira, Bruno Godinho da Silva, Claudia Mattos da Cunha Costa

Resumo


Introdução: Nos estabelecimentos de saúde os profissionais enfrentam situações de risco e muitas vezes trabalham sem os Equipamentos de Proteção Individual adequados tendo a consciência que estão expostos a vários agentes de riscos. Para eliminar os riscos de acidentes é necessário a implantação da NR32 através da capacitação dos trabalhadores em relação a oferta dos EPI’s para diminuir os riscos a saúde.

Objetivos: Como objetivos levantamos os seguintes: realizar um diagnóstico situacional das unidades básicas de saúde em relação à oferta e utilização de EPI’s e analisar as possibilidades das unidades hospitalares atenderem as exigências da NR 32.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo e de cunho bibliográfico. As fontes foram artigos disponibilizados em bancos de dados on line, como BVS, Bireme e SciElo. Os artigos foram selecionados através de busca com os descritores NR32, Enfermagem do Trabalho e Segurança dos Trabalhadores de Estabelecimentos Saúde. Após leitura com base no objeto do estudo, classificou-se os achados por eles levantados a fim de atender os objetivos propostos neste trabalho. Para melhor discutirmos os achados, foram incluídos, neste estudo, as exigências da NR32.

Resultados: A saúde do trabalhador constitui uma área da saúde pública tendo como objetivo as relações entre o trabalho e a saúde, promovendo a proteção da saúde, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada. A eliminação ou a redução da exposição às condições de risco e a melhoria dos ambientes de trabalho para promoção e proteção da saúde do trabalhador constituem um desafio que ultrapassa o âmbito de atuação dos serviços de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Este artigo centrou-se em apresentar mudanças benéficas que poderão ser alcançadas por meio da implantação da referida NR, uma vez que procedimentos e medidas protetoras deverão ser realizados, promovendo segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Dessa forma, é um instrumento de alerta aos profissionais, para que através deles, possam garantir a aplicabilidade da NR.







Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Atenção Básica; NR32.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.