Educação nutricional para crianças: uma fórmula lúdica de trabalhar a pirâmide alimentar

Joseane Marques Fernandes, Ana Karoline Monteiro Soares, Amanda Rodrigues de Farias, Bruna Queirós Araújo, Camila Paiva Frota

Resumo


Introdução: A essencialidade da avaliação nutricional decorre da influência que o estado nutricional exerce sobre os riscos de morbimortalidade e sobre o crescimento/desenvolvimento infantil. A nutrição infantil é prioridade da saúde pública, sendo o aconselhamento de uma alimentação equilibrada e a adoção de um estilo de vida saudável a melhor maneira para controle dos distúrbios alimentares infantis.

Objetivos: Estruturar o conhecimento sobre a alimentação saudável utilizando a pirâmide alimentar para crianças do ensino infantil/fundamental em uma escola localizada na área de abrangência de uma equipe de saúde da família do município de Fortaleza.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram desenvolvidas três atividades sócio recreativas pelos acadêmicos de medicina de um centro universitário de Fortaleza com a participação de 120 crianças, sendo cada acadêmico responsável por 7 crianças. A primeira constou-se de uma apresentação didática utilizando figuras e alguns alimentos verdadeiros, mostrando seu agrupamento na pirâmide alimentar. Na segunda, as crianças foram estimuladas a confeccionarem uma pirâmide de acordo com os conhecimentos aprendidos. Na terceira foi preparada uma salada de frutas para incentivá-las a consumirem alimentos saudáveis, de forma que, as crianças se sentissem estimuladas a participar e a atribuir a sua vida diária os novos conceitos alimentares.

Resultados: Houve uma significativa participação das crianças, tanto durante a apresentação, quanto durante a montagem da pirâmide alimentar. Observou-se que algumas já possuíam consciência da importância de uma alimentação saudável. Todavia, também existiam muitas crianças que desconheciam tal importância e pareciam apresentar desinformação acerca do tema. A materialização da pirâmide através da salada de fruta também foi um passo positivo, pois eles puderam fazer a relação do aprendizado com a vivência alimentar, praticando de forma lúdica os conhecimentos adquiridos.

Conclusão ou Hipóteses: Observamos que essa prática foi importante para a compreensão das crianças sobre os bons hábitos alimentares desde a primeira infância e sua importância na prevenção de distúrbios nutricionais. A promoção e prevenção realizadas dentro do ambiente escolar tem surtido efeito positivo através da condução de informação de filho para pais na construção da qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Nutrição; Pirâmide Alimentar;

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.