Promoção da saúde em comunidade rural: uma experiência de integração ensino-serviço-comunidade

Jerocílio Maciel de Oliveira Junior, Heliana Nunes Feijó Leite, Ananda Castro Chaves, Gabriela Macedo Leite, Larissa Andrade Figueiredo

Resumo


Introdução: Trata-se de um estudo participante, descritivo e de campo. Os alunos que fazem parte do projeto atuam em parceria com as Equipes de Saúde da Família e comunidades adjacentes, localizadas no KM 06 da rodovia que liga Manaus a Iranduba.

Objetivos: Inserir os alunos de Medicina participantes do projeto nas ações de Atenção Básica/estratégia Saúde da família, especificamente nas atividades de Promoção da Saúde, proporcionando a oportunidade de conhecimento da realidade sócio-ambiental e as intervenções do setor saúde nessa realidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As comunidades rurais de Iranduba são muito carentes de atenção, logo fomos muito bem recebidos e a partir da adequação do projeto à demanda do lugar começamos o trabalho. As atividades incluem encontros com líderes comunitários e religiosos, professores e agentes comunitários de saúde para a apresentação do projeto e definição de prioridades de atuação, reunião para discussão de temas de promoção à saúde, visitas domiciliares às famílias cadastradas pelas equipes de Saúde da Família para conhecimento do diagnóstico situacional, palestras educacionais com temas sugeridos pela comunidade para crianças e adolescentes, pais e responsáveis e oficinas de trabalho para grupos específicos.

Resultados: A promoção de qualidade de vida e redução dos riscos à saúde da população da região envolvida pelo projeto, além do trabalho em equipe e a possibilidade de conviver com uma realidade diferente da que estamos acostumados.

Conclusão ou Hipóteses: É muito importante, que desde a graduação, possamos estar envolvidos em atividades de promoção à saúde, um dos principais objetivos da Medicina. Este projeto nos possibilita atuar em diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos primário e assim, podemos observar na prática como é enriquecedora esse tipo de ação tanto para nós, enquanto estudantes, quanto para a população.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.