Preceptoria de imersão para enfermeiros que atuam na assistência médica ambulatorial (AMA)

Fernando Correia da Silva

Resumo


Introdução: O Preceptor tem como funções essenciais orientar, dar suporte, ensinar e compartilhar experiências que melhorem os conhecimentos, habilidades e competências dos profissionais¹. A Preceptoria de Imersão visa instrumentalizar e integrar o Enfermeiro recém admitido para atuação na AMA, no qual tem como característica o atendimento de casos agudos de baixa e média complexidade.

Objetivos: Integrar e instrumentalizar todo Enfermeiro recém admitido para atuação nas AMA´s, considerando a modalidade de assistência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: São realizadas abordagens teóricas e práticas com duração de 8 horas. A Preceptoria de Imersão ocorre em datas fixas uma vez por mês, sendo abordados os seguintes conteúdos: Políticas Públicas de Saúde; Política Nacional de Atenção as Urgências; Diretrizes da AMA; Acolhimento com Classificação de risco; Processo de trabalho; Supervisão de Enfermagem; Urgência e Emergência (Suporte Básico, e avançado de vida, segundo as diretrizes da American Heart Association).

Resultados: Ressalto que esta modalidade de preceptoria, acontece há sete meses. É fundamental que este momento aconteça, levando em consideração que os Enfermeiros recém admitidos vem de atuações em outras modalidades de assistência, diferentes da atuação em AMA.

Conclusão ou Hipóteses: Através da preceptoria de imersão consegue - se realizar uma aproximação, e instrumentalizar este colaborador nos processo de trabalho nos quais lhe são atribuídos. Quando é realizado a abordagem na atuação do Enfermeiro em situações de emergência, é possível fazer uma atualização teórica, e praticar as habilidades através de simulações. Estas ações tende a facilitar à atuação do Enfermeiro.


Palavras-chave


Preceptoria; Educação; Permanente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.