Prevalência e fatores associados ao autorrelato de hospitalização em idosos

Carolina Dias de Araújo e Silva, Edna Regina Silva Pereira, Adélia Yaeko Kyosen Nakatani, Daniella Pires Nunes, Sandro Rogério Rodrigues Batista

Resumo


Introdução: O Brasil entre 1970 e 2000, passou por uma transição demográfica. O crescimento da população idosa propicia alterações significantes na sociedade, que abrangem setor econômico, mercado de trabalho, sistemas e serviços de saúde e relações familiares.

Objetivos: Estimar a prevalência e identificar os fatores associados ao autorrelato de hospitalização em idosos no município de Goiânia, Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal de base populacional com 840 idosos no período de dezembro/2009 a abril/2010, em Goiânia,Goiás,Brasil por meio de questionário estruturado. Variável dependente: relato de hospitalização nos últimos 12 meses. Variáveis independentes: condições socioeconômicas e demográficas; estilo de vida, uso de serviços de saúde; condições de saúde referidas. Utilizou-se teste de Fisher para análise de associação entre hospitalização e variáveis independentes. Realizou-se análise de regressão hierarquizada para verificar os fatores associados ao relato de hospitalização.

Resultados: A prevalência de hospitalização foi de 24,4%. Foram associados ao autorrelato de hospitalização nos últimos 12 meses referir: procura por serviços de saúde (OR=3,20; IC=2,01-5,11); dificuldade em realizar 3 ou mais ABVD (OR=3,47; IC=1,11-10,82) autoavaliação de saúde ruim/péssima (OR=2,00; IC=1,11-3,61); dificuldade em realizar 3 ou mais AIVD (OR=1,14; IC=0,65-2,01); e ser portador de duas ou mais doenças (OR=1,20; IC=1,02-1,41).

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência do autorrelato de hospitalização em Goiânia foi superior ao esperado. O conhecimento dos fatores associados à hospitalização pode contribuir para o planejamento de ações que visem à redução da taxa de hospitalização e suas complicações, como a diminuição da funcionalidade.





Palavras-chave


Hospitalização; Assistência a Idosos; Acesso aos Serviços de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.