Educação em saúde: facilitando o processo terapêutico em um CAPSad

Jéssica Bazilio Chaves, Tyciane da Conceição Santos, Mara Cristina Ribeiro, Ana Paula Cajaseiras

Resumo


Introdução: A educação em saúde é um conjunto de práticas e saberes que favorecem a manutenção e promoção da saúde, sendo um dos recursos essenciais no âmbito da Atenção Básica, não entendida somente como transmissão de conteúdos, mas como a adoção de práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos na condução de sua vida¹, assim como na Saúde Mental, potencializando o protagonismo dos usuários.

Objetivos: Relatar a experiência dos bolsistas do Pró/PET Saúde UNCISAL no processo de educação em saúde no Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS ad) Dr Everaldo Moreira, Maceió-AL.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No CAPS ad, os bolsistas desenvolvem suas atividades dentro dos grupos existentes, sendo um destes o de Educação em Saúde. O grupo visou oferecer subsídios educativos para que os usuários pudessem realizar mudanças na condução de sua vida e saúde, bem como exercerem plenamente sua cidadania. Semanalmente desenvolveu-se diversas temáticas que abrangeram todo o processo saúde-doença, oferecendo como metodologia uma pedagogia de problematização, na qual usuários e profissionais de saúde reconheceram e valorizaram o saber do outro, construindo um espaço de troca de informações.

Resultados: Perante aquilo que foi esperado no grupo, podem-se citar alguns resultados marcantes, dentre estes: reflexão, debate crítico, construção de um novo saber, relação transversal entre usuário/profissional/bolsista, identificação das demandas de saúde, empoderamento dos usuários, nova forma de se pensar em saúde, mudanças de atitude e postura por parte dos profissionais/bolsistas, melhoria na qualidade de tratamento, consequentemente, evoluções significativas e desenvolvimento pleno da cidadania.

Conclusão ou Hipóteses: Percebe-se que a Educação em Saúde é um recurso muito importante tanto nas intervenções de saúde em seus diferentes contextos, como na formação dos futuros profissionais de saúde. Na prática diária de um CAPS ad, percebe-se que esta dinâmica educativa gera benefícios satisfatórios, contribuindo para um atendimento integral e humanizado do serviço.


Palavras-chave


Educação em Saúde. Saúde Mental. Drogas.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.