Modelo de interdisciplinaridade: proposta educação médica em Atenção Primária de saúde

Mara Cristina Binz, Isabela Maria Sell, Viviane Faria Silva

Resumo


Introdução: Em 2005, inicia-se a implantação de um modelo de intervenção interdisciplinar que busca aproximar o curso de medicina com o curso de nutrição da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí - SC, como proposta de educação médica na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, em Itajaí, SC.

Objetivos: Seu objetivo é fomentar a interdisciplinaridade no processo formador do profissional médico, enquanto instrumento que amplia a concepção de abordagem no processo saúde-doença.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tal prática acontece através de encontros semanais entre os usuários e uma equipe da saúde formada pelos alunos de medicina, o professor orientador médico e o professor orientador nutricionista. A dinâmica de intervenção realizada inclui a discussão, a avaliação e a tomada de conduta pelos membros da equipe, através de um plano terapêutico de saúde integral para o usuário.

Resultados: Atualmente esse modelo interdisciplinar está incorporado na grade curricular do curso de medicina da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí - SC, representando um passo significativo no processo de construção da transdisciplinaridade.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma proposta fundamental para a abordagem integral do processo saúde-doença, sendo essencial a implementação desse modelo na formação médica em Atenção Primária de Saúde.


Palavras-chave


Medicina Familiar Comunitária; Nutrição; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.