Liga de educação em saúde: dinamizando o aprendizado sobre o SUS

Arnildo Dutra de Miranda Junior, Marina Anzolin, Mayara Foss, Tarso Pereira Teixeira

Resumo


Introdução: A Liga de Educação em Saúde (LES) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande que visa à promoção e prevenção de saúde na comunidade. Acreditando que a educação em saúde abrange, além da questão biológica, a formação política sobre as estruturas que envolvem o processo saúde-doença, realizou-se uma dinâmica para capacitação dos estudantes de Medicina sobre a estruturação do SUS.

Objetivos: Relatar experiência da LES que teve por finalidade de apresentar aos alunos de medicina às principais práticas e modelos de organização SUS. Promover o debate sobre o assunto entre os alunos, visando o trabalho em equipe. Assim, instigando-os a conhecer o sistema de saúde vigente no país.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A atividade da LES ocorreu com a participação dos alunos de medicina da FURG, do primeiro ao quarto ano do curso, coordenados por um docente. Primeiramente foram distribuídas peças de um “quebra-cabeça” para os acadêmicos. Tais peças, juntas, formariam um esquema dinâmico sobre o SUS, a saber: conceito e atuação. Para montar o jogo, um por vez posicionava sua peça (seta, imagem ou conceito), onde julgasse estar mais adequado. Após a montagem de um “quebra-cabeça” preliminar baseado nos conhecimentos prévios dos estudantes, comparou-se ele com o original. A partir disso foram discutidas questões conceituais sobre a estruturação do SUS.

Resultados: Pode-se perceber com a realização da dinâmica que os alunos do primeiro ano do curso, que tinham como conhecimentos prévios suas vivências de usuários do SUS, visto que não ainda não haviam cursado cadeiras específicas sobre a estruturação do SUS, tiveram muitas dúvidas, relatando até que não sabiam nada sobre o assunto. Já os estudantes de anos mais avançados, que já haviam cursado cadeiras específicas sobre o assunto, relataram a importância de dinâmicas ajudem a relembrar conceitos já esquecidos, além disso, relataram dificuldade em compreender na prática como se dá a relação entre os diversos níveis de atenção a saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Essa experiência instigou dúvidas e estudo entre os alunos sobre o SUS e a importância disto para a prática em Educação Popular em Saúde. Nesse sentido, oportunizou conhecer com mais propriedade teórica o SUS de forma dinâmica bem como proporcionou a reflexão sobre o papel, enquanto acadêmicos e futuros profissionais da saúde na atuação no SUS para a população brasileira.


Palavras-chave


Educação em Saúde; SUS; Formação Médica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.