Resultados do trabalho da equipe nas visitas domiciliares na população de Crixás - TO

Mariana Ferreira Bucar, Letícia do Vale Reis, Lorraine Daher Vaz, Thallison de Castro Pires, Vladimir Tamayo Maestre

Resumo


Introdução: A assistência domiciliar da equipe multidisciplinar de saúde possui papel de estender o atendimento da UBS a pacientes impossibilitados de comparecer a unidade. Além disso, é um momento rico para conhecer melhor a comunidade, riscos associados para adequar intervenções de promoção de saúde, prevenção de agravos e recuperação de qualidade de vida.

Objetivos: Relatar os resultados obtidos de visitas domiciliares pela equipe multidisciplinar da UBSF de Crixás - TO no período de janeiro de 2007 á dezembro de 2012, a fim de demonstrar a efetividade do trabalho da equipe de Crixás - TO e o reflexo na resolutividade da Atenção Básica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo exploratório e quantitativo tendo como unidade de observação a UBSF de Crixás - TO. Os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) gerados no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2012. Calculou-se a media de visitas anuais feitas pela equipe de 2007 a 2012. Calculou-se a média anual de visitas a pacientes em internação domiciliar e razões anuais de visita domiciliar por habitante. Foi calculado também a taxa média de crescimento da população da cidade e a taxa media de crescimento das visitas domiciliares no período de 6 anos em que se coletou os dados.

Resultados: O número total de visitas domiciliares de toda equipe variou por ano de 4356 em 2007 e 10022 em 2011, menor e maior respectivamente, chegando a uma media de 8679 anuais. Obteve-se uma média de 189 visitas por ano a pacientes em internação domiciliar. A população municipal teve um crescimento anual em media de 1,78%, e as visitas domiciliares tiveram um crescimento anual em média de 21,96%. Foram obtidos razões anuais de visitas por habitantes de Crixás, que variaram de 2,98 em 2007 á 6,35 em 2009, o menor e o maior índice respectivamente.

Conclusão ou Hipóteses: Nota-se grande aumento de visitas e internações domiciliares no município de Crixás no período analisado. A taxa de crescimento da população em média foi de 1.78% e a taxa de crescimento das visitas foi de 21,96%, com aumento significativo de número de visitas por habitante garantindo diminuição de estadia hospitalar, aumento dos níveis de prevenção e promoção, melhorando resolutividade da ESF.




Palavras-chave


Visita Domiciliar; Equipe Multidisciplinar; Internação Domiciliar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.