Liga acadêmica de medicina comunitária do Alto Sertão: relato de experiência

Hélio Batista de Araújo Terceiro, Gabriela de Brito Candido Mendes, Felipe Medeiros Fernandes, Vinicius Ximenes Muricy da Rocha, Olindina Barbosa Gadelha

Resumo


Introdução: As ligas acadêmicas constituem-se por um grupo de alunos que atuam articulando de forma indissociável o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária. A Liga Acadêmica de Medicina Comunitária do Alto Sertão, vinculada à Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras, estruturou-se baseada na Atenção Primária à Saúde e na necessidade da relação transformadora entre Universidade e Comunidade.

Objetivos: Relatar a experiência da criação e desenvolvimento das atividades da LAMCAS, a partir de processos educativos, culturais e científicos que garantem a unidade dialética entre a teoria e a prática.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Fundada em 25 de outubro de 2011 e filiada à Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família, a LAMCAS é constituída por 21 acadêmicos do curso de Medicina e 03 docentes que ministram o módulo de Saúde da Família e Comunitária. Suas atividades ocorrem semanalmente, através de debates, vídeo-clubes e rodas de conversa acerca de referenciais teóricos sobre a APS e Medicina de Família e Comunidade. Destina suas ações de pesquisa e extensão na promoção de estágios extracurriculares voluntários, vivência na rede de saúde local, criação de um Conselho Popular de Saúde no Posto de Assistência Primária à Saúde, além do incentivo às atividades fitoterápicas em comunidade.

Resultados: A LAMCAS promove debates sobre diversos temas, entre eles: ESF Vivências e Estágios na Realidade do SUS e educação popular. Em 2012, realizou o I Estágio de Vivência Comunitária do Alto Sertão, uma experiência de 07 acadêmicos vinculados às Instituições de Ensino Superior de diversos Estados da Federação, com as comunidades rurais do Alto Sertão Paraibano, proporcionando o contato com os movimentos sociais e reflexão sobre a necessidade de engajamento político-social. A partir de suas discussões de cunho científico, lançou-se na organização do I Congresso de Saúde da Família do Sertão Paraibano, discutindo sobre seus três eixos: clínica, educação popular e políticas públicas de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho da LAMCAS possui enorme relevância na medida em que promove a integração entre ensino/pesquisa/extensão, além de abrir espaços para a criação de outras ligas que consigam pensar e projetar o papel social da Universidade.


Palavras-chave


Liga Acadêmica; Medicina de Família e Comunidade; Alto Sertão Paraibano

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.