Representações sociais de família em situação de vulnerabilidade: uma pesquisa bibliográfica

Joana Iabrudi Carinhanha, Lucia Helena Garcia Penna, Gleice da Silva Fernandes

Resumo


Introdução: Diversos fatores socioeconômicos influenciam o cotidiano familiar, tornando-o um contexto vulnerabilizante e demandando suporte teórico adequado para novas e renovadas estratégias de intervenção. Para desvelar pensamentos, discursos e práticas desse cotidiano, a Teoria das Representações Sociais é profícua por seu caráter interdisciplinar e estreita sintonia com a realidade concreta.

Objetivos: Assim, objetivou-se analisar as produções científicas sobre as representações sociais de família em contexto de vulnerabilidade segundo diversos grupos sociais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica integrativa em dois bancos de dados da área da saúde (Scielo e Lilacs) e dois bancos de teses e dissertações (CAPES e Domínio Público). Foram levantadas 694 produções, das quais apenas 20 contemplavam o objeto de estudo e foram utilizadas 11 que estavam disponíveis na íntegra. Os dados foram interpretados à luz da análise de conteúdo temático-categorial.

Resultados: Os elementos centrais das representações sociais sobre família parecem ser o modelo ideal de família, a pobreza/desemprego e as relações familiares fragilizadas, aos quais se associam novas configurações familiares, condições precárias de vida, violência intrafamiliar, sobretudo, conjugal, comprometimento do desenvolvimento biopsicossocial, valores morais e culturais. O que se pensa sobre família vulnerável orienta as atitudes dos seus membros e dos profissionais que dela se ocupam, pois as representações tanto designam opiniões como influenciam comportamentos e atitudes de um grupo social.

Conclusão ou Hipóteses: O reconhecimento e reflexão dos estranhamentos sobre os modos de viver das famílias vulneráveis podem permitir aos profissionais de saúde superar a reprodução de um forte código moral e hábitos higiênicos e entender o que acontece com essas pessoas ao terem que enfrentar as adversidades do cotidiano vulnerabilizante, favorecendo o enfrentamento dos problemas que parecem intransponíveis.

 


Palavras-chave


Vulnerabilidade Psicossocial; Representação Social de Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.