Roda de mulheres

Francisca Maria Alves Cunha, Milena dos Santos Pereira

Resumo


Introdução: O Programa Roda de Mulheres, do Instituto Arcana, foi criado em 2004 a partir das demandas em relação à Saúde Integral da Mulher (social, física e psíquica), observadas no público beneficiário formado por mulheres entre 25 e 60 anos, de baixa renda de cidades do DF.

Objetivos: Seu principal objetivo é proporcionar um espaço de convivência, troca de informações e conhecimentos entre mulheres por meio da Oficina Roda de Mulheres.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A oficina é realizada com grupos de mulheres, em encontros semanais, e visam a vivência, expressão e reflexão de temas como auto-estima, violência contra a mulher, criatividade, prevenção de doenças por meio de atividades de arteterapia (Pintura, teatro, dança, costura).

Resultados: Ao final de cada Oficina, percebemos que as mulheres passam a se observar e se valorizar, melhorando sua auto estima, sua maneira de se comunicar e se expressar com as pessoas dentro da sociedade e até mesmo na própria família.

Muitas das atendidas não trabalhavam ou até mesmo não saiam de suas casas e ao final das oficinas já haviam encontrado forma de produzir renda e feito amizades sólidas.

Outro fator importante foi a redução do uso de psicotrópicos por parte das mesmas no decorrer do trabalho e após o término dele sem voltar a se medicar.

Conclusão ou Hipóteses: Desde o inicio do projeto já foram atendidas mais de 100 mulheres moradoras da Cidade Estrutural, uma cidade de baixa rendo do DF. Tendo resposta positiva quanto a socialização e processo de independência e autonomia das mesmas, abrindo espaço para que possam se destacar na comunidade e na família.


Palavras-chave


Oficina; Roda; Mulheres

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.