Importância do desenvolvimento de projetos de intervenção durante a formação médica

Lucila Iwashita, Abraão Deyvid Alves de Lima Barreto, Ahlys Ayumi Naga Miyazaki, Caio Henrique Zacchi Martucci, Camila Alves da Silva

Resumo


Introdução: A disciplina trans-curricular e interdepartamental, Atenção Primária à Saúde, propicia aos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) um trabalho em conjunto com Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após um ano dessa parceria, é confiado aos estudantes o desenvolvimento de uma intervenção que supra alguma demanda identificada na comunidade na qual a UBS está inserida.

Objetivos: Considerando a importância do desenvolvimento de atividades com enfoque em promoção de saúde durante a formação médica, o presente trabalho traz um panorama sobre as impressões dos alunos da FMUSP envolvidos no planejamento e execução do projeto de intervenção denominado ‘‘Caminhada‘‘.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Projeto Caminhada consistiu na estruturação de um grupo que caminhasse periodicamente, afim de diminuir o sedentarismo no território abrangido pela UBS. Para apresentar o projeto à comunidade foi realizada uma palestra conscientizando o público sobre os benefícios da atividade física, seguida de uma caminhada inaugural. O interessante sobre o primeiro dia foi o contato com pacientes. Ele possibilitou verificar as dificuldades e possibilidades que os usuários apresentam ao atender às recomendações médicas, acompanhamento que nem sempre é possível aos profissionais da saúde e nem sempre recebe a devida atenção. O reconhecimento desses entraves é então ao mesmo tempo desafio e oportunidade.

Resultados: Ao longo de todo projeto, muito foi agregado à formação médica dos alunos envolvidos, como a execução de uma análise da comunidade e a identificação dos aspectos que poderiam ser trabalhados, que auxiliaram o desenvolvimento de um olhar critico sobre as demandas da população. Ao mesmo tempo, lidar com as repentinas dificuldades durante a estruturação do projeto possibilitou o desenvolvimento de uma visão sobre o funcionamento global de uma UBS e permitiu que atuássemos juntamente com os diferentes profissionais que a compõem. Além disso, o desafio de conquistar a adesão da comunidade em um projeto como esse antecipa muitos outros que serão vivenciados no nosso futuro cotidiano profissional.

Conclusão ou Hipóteses: A elaboração da intervenção desde a observação até a execução do projeto proporcionou um aspecto de vital importância para a educação médica: a sensibilização dos alunos para a função social da medicina na dinâmica da comunidade. Ademais, evidenciou-se a relação intrínseca entre Medicina e Cidadania na prática médica humanizada, cujo objetivo é atender às demandas da população.


Palavras-chave


APS; Graduação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.