Educação em saúde na perspectiva de estudantes: revisão integrativa 2007-2012

Bruna Alessandra Costa e Silva, Jacquellyne Christyna Pinto Fonseca, Horácio Pires Medeiros, Laise Ribeiro de Carvalho

Resumo


Introdução: A educação em saúde tem uma grande importância para promoção da saúde e tem sido reconhecida como ação importante para a melhoria da qualidade de vida. Os profissionais de saúde em sua formação inicial tem um papel essencial no desenvolvimento de competências para a realização de ações educativas, destaca-se o desafio dos cursos de graduação para formar tais profissionais.

Objetivos: Analisar as características, as tendências e as evidências das produções disponíveis na literatura nacional da saúde sobre Educação em Saúde na perspectiva de Estudantes da área da saúde, no período de 2007 a 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de natureza quanti-qualitativa, desenvolvido por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura. Os dados foram obtidos no portal da Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura da América Latina e Caribe (LILACS). A amostra final foi composta de 07 artigos publicados no período de 2007 a 2012. Para a coleta de dados, foi aplicada uma ficha para o registro do perfil, tendências e evidências das produções.

Resultados: Quanto ao perfil das produções segundo modalidade: 07 publicações são pesquisas de campo. Quanto à abordagem: 03 Qualitativas e 04 Quanti-Qualitativas. Da análise temática emergiram 05 Eixos. Eixo1: Mudança de hábitos/comportamento; Eixo2: Atores da educação em saúde; Eixo3: Educação em saúde informativa-preventivista; Eixo4: educação em saúde emancipatória- dialógica; Eixo5: Saber técnico e popular. Destaca-se que a educação em saúde está relacionada à prevenção de doenças e repasse de informações biomédicas; membros da comunidade e estudantes são protagonistas; inclui outros determinantes de saúde; há a valorização do saber técnico em detrimento do saber popular.

Conclusão ou Hipóteses: Observamos que as produções científicas sobre educação em saúde na perspectiva dos estudantes, ainda são poucas. As pesquisas tem indicado que é necessário rever concepções e atualizar valores para a formação de profissionais críticos e reflexivos para que a educação em saúde oriente e estimule a participação dos sujeitos nas ações dirigidas à melhoria das suas condições de vida e de saúde.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Estudantes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.