Formação e desenvolvimento docente em pesquisa clínica na saúde da família

Dinair Leal da Hora, Claudia Teresa Veiria de Souza, Regina Maria de Carvalho Erthal, Fabia de Castro Lemos, Eloisa Leal da Hora

Resumo


Introdução: O Instituto de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas – IPEC/FIOCRUZ teve aprovado o Projeto Pró Ensino na Saúde/IPEC-Fiocruz intitulado Formação para a docência de ensino superior na área da Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, cuja finalidade é a de fortalecer e consolidar, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica.

Objetivos: Aprofundar conhecimento na área de docência de ensino superior; fomentar a formação de docentes capazes de construir propostas de intervenção sobre os problemas do cotidiano na área da pesquisa clínica e saúde da família para o fortalecimento do SUS, em especial na saúde da família e da comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Ampliação e qualificação da produção científica, tecnológica e de inovação a partir da investigação científica qualitativa no campo Ensino na Saúde e desenvolvendo atividades de educação permanente para profissionais de saúde, contribuindo para a qualificação e o aperfeiçoamento de pessoal para o SUS em consonância com a política de recursos humanos da Fiocruz e do Ministério da Saúde

Resultados: Realização de dois cursos de Atualização em Pesquisa no Ensino Superior na Saúde (2011/2012). Execução do projeto “Cenários da formação do profissional da saúde para o Sistema Único da Saúde - SUS e a produção do conhecimento em infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas”. Criação de duas disciplinas optativas no Programa: “Práticas Educativas em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas” e “Políticas Públicas de Saúde e Educação”, já implementadas (2011/2012). A reorganização e ampliação do conteúdo da disciplina obrigatória “Metodologia do Ensino Superior em Saúde”, transformando-a em “Metodologia do Ensino Superior e Educação em Saúde”, já implementadas (2011/2012).

Conclusão ou Hipóteses: Garantindo ampliar o compromisso social da pesquisa clínica na atenção à saúde, na pesquisa e no ensino, esta discussão objetivou ampliar e aprofundar conhecimento técnico-científico, na área de docência de ensino superior em saúde. É relevante capacitar profissionais da área da saúde, com bases teórico-metodológicas, competentes e comprometidos com a realidade de saúde da população brasileira.


Palavras-chave


Formação Docente para a Saúde da Família; Ensino Superior em Saúde; Educação em Saúde

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