Formação acadêmica em terapia ocupacional: experiência prática no contexto do NASF

Alzilene Pereira Cordovil, Renata Itaparica de Carvalho, Rejane de Nazaré Pimentel de Sousa

Resumo


Introdução: A experiência proporcionada pelo estágio profissionalizante de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Águas Lindas- Ananindeua Pará, possibilitou a atuação em Atenção Primária à Saúde. Essas atuações foram desenvolvidas a partir das demandas dos usuários do NASF em parceria com os agentes comunitários de saúde (ACS).

Objetivos: Este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de atuação em Atenção Primária à Saúde desempenhadas pelo serviço de Terapia Ocupacional no período de abril a junho de 2012, assim como os desafios enfrentados para executar as ações planejadas para esse período.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As intervenções terapêuticas ocupacionais realizadas no NASF Águas Lindas abordaram atendimentos domiciliares e ambulatorial, vigilância do desenvolvimento infantil, aplicação de protocolo para avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças em idade escolar de uma escola localizada na área de abrangência, entre outras. A partir do planejamento realizado pelo supervisor de estágio e estagiários, as atuações foram direcionadas a prevenção e promoção da saúde. Para esse fim utilizaram-se diversas estratégias, tais como sala de espera, distribuição de material educativo, ações na comunidade e atendimento domiciliar, com o intuito de facilitar o contato com o usuário dos serviços prestados.

Resultados: Mesmo em um período de tempo relativamente curto e algumas limitações impostas pela dificuldade de acesso e locomoção no território, foi possível colocar em prática o trabalho em equipe no âmbito do NASF, assim como obtiveram-se resultados positivos nas diversas estratégias de ações executadas na comunidade, observando-se boa evolução dos pacientes acompanhados no ambulatório e em domicílio, assim como boa receptividade nas ações educativas em saúde e treinamentos com ACS.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que o contato dos acadêmicos com as diversas práticas neste cenário é essencial para sua formação, pois o contato com as diversas possibilidades de contribuição na prevenção e promoção de saúde, conhecer na prática diversas patologias e disfunções e as condutas em cada situação, contribuem para a formação de um profissional consciente de seu papel na esfera da Atenção Primária à Saúde.


Palavras-chave


Terapia Ocupacional; NASF; Formação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.