Programa SP Educação com Saúde: um olhar para o servidor da educação

Juliana Maria Duarte Trentin, Irani Gomes dos Santos, Juliana Neves Cavalcante, Daniela Cristina Spina de Carvalho, Maria Angélica Crevelim

Resumo


Introdução: O Programa SP Educação com Saúde inicia em 2011, em parceria com Secretaria Estadual da Educação (SEE), Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM), para melhorar a qualidade de vida no trabalho de servidores estaduais da educação. Em 2006 houveram 140 mil licenças, na maioria disfonia, doenças osteomusculares e transtornos mentais.

Objetivos: Melhorar a qualidade de vida e condição de saúde dos servidores da SEE, através de ações de promoção de saúde e de prevenção de agravos relacionados ao trabalho, prioritariamente, introduzindo cultura de ambientes e processos de trabalho saudáveis, respeito ao meio ambiente e cultura de paz.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Programa tem como público alvo os servidores estaduais das 13 Diretorias de Ensino (D.E.) da cidade de São Paulo e suas respectivas Unidades Escolares (U.E.). É desenvolvido em parceira com a SEE a quem compete Gestão, IAMSPE responsável pelo acompanhamento técnico e CSSM com atribuição de desenvolvimento das ações. Para isso o Programa conta com 13 equipes de saúde composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo em Centros de Orientação Multiprofissional e uma equipe de apoio composta por escriturário e motorista. Estas equipes realizam atividades como consulta, atividade educativa e grupo terapêutico nas Unidades Escolares e Diretoria de Ensino.

Resultados: O Programa está em seu 2º ano de atividades e até novembro de 2012 foram realizados 87.709 atendimentos divididos em 34.839 atendimentos individuais, 4.965 atividades educativas de promoção à saúde e prevenção de agravos com a participação de 50369 servidores; 629 grupos terapêuticos com 2501 participantes. Além disso foram desenvolvidas 4 Campanhas Educativas: Promoção de Saúde e Manejo do Estresse, Voz Saudável, Vida Melhor; Qual o peso da sua qualidade de vida, Qualidade de vida em movimento. Videoconfências: Manejo do Estresse, Práticas corporais e técnicas educativas, Ergonomia experimental, Alimentação Sustentável, Sono: sua contribuição na Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável.

Conclusão ou Hipóteses: Com todos os esforços empreendidos o Programa SP Educação com Saúde acredita que as ações que realiza ligadas à Saúde e Qualidade de Vida do servidor colaborem para o desenvolvimento da sua autonomia tornando-os co-autores para melhora dos hábitos de vida, a partir do envolvimento nas estratégias educativas adequadas à sua realidade, ricos momentos de troca de experiências e construção coletiva.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Prevenção de Doenças; Promoção em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.