Experiência inicial do PET-saúde na inserção de graduandos na Atenção Primária

Igor Dórea Bandeira, Elaine Cristina de Oliveira, Vladimir Andrei Rodrigues Arce

Resumo


Introdução: O PET-Saúde configura-se como uma estratégia possibilitadora da integração entre ensino-serviço-comunidade, se revelando como uma ferramenta eficaz de inserção de graduandos na Atenção Primária à Saúde. Isso possibilita um maior contato com a realidade do SUS e estimula um aprendizado multiprofissional para uma prática mais humanista e reflexiva voltada para a Atenção Básica.

Objetivos: Relatar a experiência inicial de inserção de estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia na Estratégia Saúde da Família através do PET-Saúde e as implicações dessa vivência na percepção dos graduandos a respeito de práticas voltadas para a APS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Na UFBA o PET-Saúde é composto por tutores, preceptores e alunos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição. Os discentes foram inseridos no cotidiano das USFs de Bate Coração, Fazenda Coutos III e São Tomé de Paripe, localizadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA. Então, foi construído e aplicado um instrumento para construção de um diagnóstico das problemáticas regionais, junto aos ACS e profissionais das unidades, aproximando os graduandos das necessidades locais. Assim, surgiram dois grupos de trabalho que farão intervenções e pesquisa envolvendo o Programa Saúde na Escola e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Resultados: O graduando ao participar das atividades do programa fortalece sua formação generalista, sendo incitado a pensar as problemáticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, desenvolvendo, em equipe multiprofissional, atividades que possam interferir positivamente nas comunidades. Através do PET-Saúde, os alunos da UFBA puderam se aproximar da realidade do SUS, entendendo suas problemáticas e iniciando atividades cotidianas junto às USFs, que culminaram na coleta de dados e atual construção de projetos. Essa vivência sensibiliza o estudante e o engaja na formação política para um sistema mais justo e humano, podendo contribuir para formar profissionais capazes de atuar e pensar a APS.

Conclusão ou Hipóteses: Mesmo que as intervenções do PET-Saúde estejam se iniciando no contexto do Subúrbio Ferroviário, a aplicação do instrumento já revelou questões a serem solucionadas, o que serviu de estímulo para a criação de novas práticas, condutas e reflexões pelos profissionais das USFs. Assim, o graduando se percebe como atuante na criação de soluções para as problemáticas em saúde das comunidades.


Palavras-chave


Formação; Atenção Primária à Saúde; PET-Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.