Experiência de fundação de uma liga de Medicina de Família e Comunidade

Michel Neri de Barros, Marília Branco Freitas, Raíssa Rocha de Holanda Vasconcellos, Rafael de Abreu Maynart, Vinicius Silva Oliveira

Resumo


Introdução: A Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Vale do São Francisco (LAMFAC), fundada em janeiro de 2013, é composta por 18 estudantes de diversos períodos de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e tem o papel de ampliar a discussão e aplicação da temática de Medicina de Família e Comunidade (MFC) dentro da universidade e nas comunidades da região.

Objetivos: Relatar a experiência de idealização, criação e estruturação da LAMFAC, destacando os desafios, a organização e os parâmetros que nortearam o processo. Mostrar a reflexão feita sobre o papel das Ligas na universidade e importância do tripé Ensino/Pesquisa/Extensão na estruturação da Liga Acadêmica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A LAMFAC surgiu do anseio de estudantes ampliarem suas experiências relativas à MFC, podendo assim, aprofundar a compreensão de saberes adquiridos no decorrer do curso e promover a expansão de cenários de prática de ensino/pesquisa/extensão, além de facilitar uma intervenção mais efetiva nas comunidades mudando a realidade dessas. A primeira fase foi de agregação de estudantes interessados e discussão sobre a importância da criação da Liga, seguida de uma fase de planejamento estratégico para atuação, e de uma fase de trâmites legais para a oficialização da liga dentro da universidade, houve uma capacitação para os membros e por fim iniciaram-se as atividades da liga.

Resultados: A LAMFAC tem se mostrado, desde sua idealização e fundação, de suma importância para a formação médica, para o desenvolvimento de potenciais intelectuais, afetivos e relacionais, assim como o alargamento da capacidade crítica e reflexiva, facilitando o processo ensino-aprendizagem uma vez que vem aproximando os alunos dos cenários onde atuarão enquanto profissionais. A Liga também possui um importante papel na inserção do aluno nas comunidades objetivando a melhoria da qualidade de vida e a autonomia e desenvolvimento delas, resgatando a relação médico-paciente e permitindo a consolidação de uma prática em saúde cada vez mais humanizada.

Conclusão ou Hipóteses: A LAMFAC tem sido estabelecida a partir de uma constante reflexão do seu papel como ente fomentador do conhecimento e de suas conexões com a sociedade em que está inserida. O surgimento da liga tem sido importante na criação desses espaços para o estudante e para a própria comunidade.


Palavras-chave


Liga Acadêmica; Medicina de Família e Comunidade; Relato de Experiência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.