Controle da HAS na Estratégia Saúde da Família na CliniCASSI Florianopolis - SC

Ramsés Augusto Pereira, Laila Henrique de Avila, Caroline Vogt, Adriana Lopes Goya

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). A HAS tem alta prevalência e baixas taxas de controle.

Objetivos: Por esse motivo, esse trabalho, visa mostrar o bem estar do paciente portador de HAS com a estratégia de controle até sua compensação,evitando assim complicações e custos decorrentes a um quadro de Hipertensão descompensada.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo realizado na CliniCASSI Florianópolis/SC no período de 12 meses ( de junho de 2011 a maio de 2012) , baseou-se pelo acompanhamento ambulatorial de pacientes Hipertensos,com diagnóstico confirmado de HAS e pacientes vulneráveis a hipertensão. A metodologia utilizada foi o registro de cada paciente atendido ambulatorialmente com diagnóstico de hipertensão,tratamento com mudança de estilo de vida e tratamento medicamentoso visando seu acompanhamento até controle pressórico.

Resultados: Esse acompanhamento realizado de forma integral e num período menor do que orientado pela literatura (acompanhamento de 2/2 semanas), resultou em resultados bastante satisfatórios. Fase controlada 473 pacientes (86,4%), em ajuste 51 pacientes (9,3%) e descompensados 23 pacientes (4,8%). Resultados esses superiores a estudos apresentados anteriormente sobre HAS fazendo assim, analisar de forma mais precisa o acompanhamento do paciente hipertenso.

Conclusão ou Hipóteses: Conforme visto o fator mais influente para o devido controle do paciente HAS é seu acompanhamento em período de tempo mais curto e sempre orienta-lo sobre a mudança no estilo de vida. Assim, com esse controle, teremos para o sistema de saúde menores gastos e gratidão em ver nosso pacientes com uma melhor qualidade de vida.


Palavras-chave


Hipertensão; Cardiovascular; Mudança Estilo de Vida.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.