Estratégia de saúde da família: análise estrutural da disciplina

Naira Pereira de Sousa, Tânia Cristina Morais Santa Bárbara Rehem

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família foi criada com o objetivo de romper o comportamento passivo dos profissionais de saúde e iniciar uma atuação mais próxima com os indivíduos do seu território adstrito. Para isso é necessário que haja a preparação desses profissionais desde a sua formação acadêmica, por meio de disciplinas que abordem especificamente a atuação na Atenção Primária.

Objetivos: Descrever a estruturação e importância da disciplina “A Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família”, de modalidade optativa e com total de 30 horas-aula, ministrada na Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia, no curso de Enfermagem.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A disciplina foi selecionada por ser a única, dentre as cento e oitenta disciplinas existentes na faculdade, que aborda a atuação dos futuros enfermeiros, exclusivamente na Atenção Primária e mais especificamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O plano de ensino da disciplina foi analisado baseando-se em quatro eixos: objetivos propostos, competências, conteúdo programático e recursos didáticos.

Resultados: A disciplina proporciona ao aluno não só o conhecimento técnico sobre a ESF, mas também a importância desse modelo de reorientação da atenção à saúde. O estudante desenvolve a capacidade de analisar criticamente o perfil de saúde-doença do indivíduo, família e comunidade e a planejar, executar e avaliar ações de implementação desse modelo. Por meio de aulas expositivas e dialogadas, discussão de filmes os fundamentos são analisados. Ao final, o trabalho de elaborar, de forma teórica, em um município, um projeto da rede de Atenção Primária, levando em consideração características demográficas, de morbidade e mortalidade, bem como leis, portarias e normas, concretiza o conhecimento adquirido.

Conclusão ou Hipóteses: A disciplina mostra-se como uma proposta inovadora onde o acadêmico depara-se com a estruturação da Estratégia de Saúde da Família e com as potencialidades desse novo modelo. A estruturação baseada na intersetorialidade, integralidade, abordagem familiar e comunitária, monitoramento e políticas, garante uma base sólida em Atenção Primária na formação acadêmica.


Palavras-chave


Atenção Primária em Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.